Gestão de Eventos - Centro Paulo Freire, VIII Colóquio Internacional Paulo Freire

Tamanho da fonte: 
DA TRANSIÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A IDEIA DE EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE
Domingos Arthur Feitosa Petrola, Verônica Salgueiro do Nascimento

Última alteração: 10-09-2013

Resumo


Objetivou-se discutir reflexivamente sobre os conceitos de “Educação Ambiental”, proposto pela Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA); e o de “Educação para a sustentabilidade”, conceito proposto pela UNESCO, suscitando uma problematização sobre o papel decisivo da educação na elaboração de novas propostas de ações que se erijam para o desenvolvimento sustentável. Os procedimentos metodológicos adotados constam de revisão e análise de bibliografia especializada. Observa-se que a prática da educação ambiental não daria conta dos desafios que a lógica produtivista mercantil da civilização capitalista/industrialista impõe à educação e à sociedade. Portanto é necessário construir outro modo de se fazer educação que parta da problematização sobre si mesma, e de um conceito de desenvolvimento sustentável que seja mais abrangente. Dessa forma, discute-se a concepção de uma educação para sustentabilidade, que estando para além do capital, significa a tomada de partido em prol de uma mudança de cultura político-educacional, através do diálogo democrático, pluralista, participativo, sendo pensada a longo prazo, e de forma sistêmica. É uma educação libertadora, assim como propunha Paulo Freire, e que assume o aspecto relacional e valoriza os direitos humanos, embasados na liberdade, na justiça social, na cultura de paz, na adequada distribuição de renda como valores centrais do ato educativo, além da segurança ambiental-ecológica; e que fomenta a construção de um desenvolvimento democrático e ético por meio de uma economia da suficiência e que, afastando-se dos bancos e das empresas capitalistas, torna-se de fato sustentável.


Palavras-chave


Educação Ambiental, Educação para a sustentabilidade, Desenvolvimento Sustentável.

Texto completo: Resumo  |  Trabalho