Gestão de Eventos - Centro Paulo Freire, VIII Colóquio Internacional Paulo Freire

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A ESCOLARIZAÇÃO DOS ADOLESCENTES PRIVADOS DE LIBERDADE EM PERNAMBUCO: UMA LEITURA DOS DIREITOS HUMANOS
Vera Lúcia Braga de Moura

Última alteração: 29-08-2013

Resumo


Este estudo faz uma abordagem sobre a institucionalização dos jovens privados de liberdade do Estado de Pernambuco nos Centros de Atendimento Socioeducativo –CASEs, objetivando analisar o processo de escolarização e o atendimento da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, com base em uma leitura dos Direitos Humanos. Pautamo-nos nas concepções de Paulo Freire, Michel Foucault, Erving Goffman, dentre outros. Foi utilizada como metodologia a análise de documentosoficiais, jornais, pesquisa in loco, bem como estudos anteriores sobre a assistência ao público infantojuvenil em situação de vulnerabilidade social. A pesquisa indica que existe um esforço no que se refere à implementação da escolarização para esses jovens, contudo, a infraestrutura desses espaços ainda é inadequada para a efetivação da proposta pedagógica.

Palavras-chave


medidas socioeducativas; privação de liberdade; direitos humanos; adolescentes; jovens; escolarização; pernambuco

Texto completo: Resumo  |  Trabalho