Gestão de Eventos - Centro Paulo Freire, VIII Colóquio Internacional Paulo Freire

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POLÍTICA PÚBLICA EM GÊNERO NA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DOS DIREITOS HUMANOS
Walfrido Nunes Menezes

Última alteração: 27-08-2013

Resumo


O presente trabalho buscou estudar a eqüidade de gênero no tocante às ações da educação em torno das exclusões socioeconômicas e simbólicas das mulheres e a sua devida inserção nos rumos de seus direitos sociais, como cidadãs no contexto das práticas libertadoras, a partir das de políticas públicas de gênero na educação, que abre espaços para a construção integrada de novas relações sociais no conjunto da sociedade. A pesquisa ocorreu através do estudo das representações sociais sobre cidadania das mulheres participantes, em Caruaru junto a 114 alunas do 3º ano do Ensino Médio, em 06 escolas públicas estaduais. O processo foi desenvolvido através da aplicação de um questionário com o total das alunas, e no segundo momento com a entrevista com 12 alunas selecionadas no grupo. É necessário, entretanto, destacar que as mulheres reproduziram em suas falas antigos estereótipos no que se refere a um suposto „dom natural‟ das mulheres para as matérias ligadas ao português, enquanto os rapazes seriam mais fortes em matemática. Tais idéias reforçam o papel da mulher como dotada de características ligadas à comunicação com o outro, doce e meiga, enquanto o racional científico e prático seria atributo do universo masculino.

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