Gestão de Eventos - Centro Paulo Freire, VIII Colóquio Internacional Paulo Freire

Tamanho da fonte: 
META-CONSCIENTIZAÇÃO: ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS NO ÂMBITO DOS CURSOS DE PROEJA
Gerson Tavares do Carmo, Munich Ribeiro de Oliveira, Alessandra Maria Custódio da Silva

Última alteração: 10-09-2013

Resumo


Este trabalho objetiva discutir as experiências dos participantes do projeto: Diagnóstico da qualidade de ensino no PROEJA: um estudo na Região Norte e Noroeste Fluminense, com foco nos aspectos formativos e metodológicos registrados em vídeo, ao longo de dez encontros semanais, entre os meses de abril a junho de 2013. O trabalho de reflexão toma por referência a noção de conscientização nos termos de Paulo Freire em favor de uma expressão comunicativa sobre o comprometimento de diferentes histórias e experiências dos participantes, perpassadas pela visão crítica do viés político da educação,e, tendo como base de discussão a atualidade das propostas freireanas. A hipótese que buscamos responder é: tais experiências servem para auxiliar os professores participantes do projeto e atuantes no PROEJA, no sentido de modificarem o seu modo de perceber sua prática de ensino, construídas através das indagações e reflexões sobre o outro, como uma nova maneira de perceber os sujeitos alunos do PROEJA, para além do senso comum dominante. Partindo dessa problematização, as gravações dos encontros são decupadas de forma a constituir um sumário das conversas ocorridas que são organizadas em uma rede de significados experienciais. Como resultado, até o presente momento, temos constituídas duas redes de significados referentes à temática do Ensino de Física, considerando as práticas de sala de aula, as dúvidas e, as contradições que encontramos nas falas recorrentes de vários dos participantes do projeto. Tal experiência piloto tem como horizonte a construção de uma metodologia de formação para docentes do PROEJA da região norte noroeste fluminense.

Texto completo: Resumo  |  Trabalho