Gestão de Eventos - Centro Paulo Freire, VIII Colóquio Internacional Paulo Freire

Tamanho da fonte: 
PRÁTICAS DE ENSINO NO CURSO TÉCNICO MÉDIO INTEGRADO DE ELETRÔNICA NO IFPE
Gildete Rodrigues Santos, Aurino Lima Ferreira

Última alteração: 24-08-2013

Resumo


Este estudo trata das práticas e concepções de ensino de professores do ensino médio integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE. O interesse pelo tema surge da importância da formação técnica para a inclusão social dos jovens no mercado produtivo, na nossa experiência como estudante e professora na área de ensino e de supervisão pedagógica nessa modalidade e observações empíricas realizadas ao longo da nossa experiência. Registramos que os quadros de professores destes cursos têm como grande subsídio, a formação técnica para sua atuação na docência das disciplinas específicas. O objetivo do estudo é identificar quais as concepções teóricas e as práticas de ensino são utilizadas por esses professores em suas atividades docentes. Delimitamos o estudo a partir do trabalho docente em 05 turmas. A referida pesquisa buscou a perspectiva qualitativa. Os instrumentos utilizados foram entrevistas semiestruturadas e observação participante. O recorte definido foi o do trabalho prático dos professores com suas turmas em sala de aula. O perfil dos pesquisados é de professores com mais de 10 anos de atuação no ensino técnico com formação técnica na área em que atuam no ensino das disciplinas de formação específica. A metodologia utilizada foi a da pesquisa participante. Os resultados indicam que as concepções e práticas de ensino desses professores foram adquiridas na experiência profissional técnica no mercado de trabalho extra-docência, em formação na prática do exercício da docência, e baseadas na criação de uma forma de trabalho individual, uma “pedagogia particular”.

Palavras-chave


Docência, Práticas, Ensino Técnico

Texto completo: Resumo  |  Trabalho