Gestão de Eventos - Centro Paulo Freire, VIII Colóquio Internacional Paulo Freire

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O CONCEITO DE AMOROSIDADE EM FREIRE E A RECUPERAÇÃO DO SENTIDO DE EDUCAR
Lizandra Andrade Nascimento

Última alteração: 23-08-2013

Resumo


Este artigo discute o conceito de amorosidade na obra de Paulo Freire. Nossoobjetivo é salientar a importância dessa temática em nossos dias. Partiremos da análise doselementos envolvidos na crise na educação, os quais comprometem a qualidade do processode ensino e aprendizagem, desenvolvido nas escolas, e exigem a busca de novas respostasdiante de questões como a violência escolar, a crise de autoridade dos professores, o baixodesempenho dos estudantes na aquisição de conceitos e pré-requisitos básicos nos distintoscomponentes curriculares e, consequentemente, na compreensão do mundo, dentre outros.Contra esse pano de fundo, percebemos no conceito de amorosidade de Paulo Freire apossibilidade de recuperação do sentido do educar, enquanto acolhida das novas gerações e asua inserção na cultura. O conceito de amor mundi, apresentado por Hannah Arendt,corrobora esta concepção, defendendo que o professor precisa responder pelo mundo, dandoa ele um novo nascimento, para inspirar nos educandos o amor pelo mundo e a atitude decuidado com relação às obras das distintas gerações.

Palavras-chave


Paulo Freire, amorosidade, diálogo, sentido do Educar.

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