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FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS NO CURSO DE PEDAGOGIA
Maria Cândida Sérgio

Última alteração: 29-08-2013

Resumo


Este estudo é resultado de uma pesquisa realizada na disciplina Pesquisa e Prática PedagógicaVII: Estágio Supervisionado vivenciada no curso de Pedagogia da Universidade Federal dePernambuco – UFPE no período de agosto a novembro de 2011, sob nossa orientação. Aolongo da pesquisa houve uma significativa atuação e colaboração das alunas – estagiárias dosétimo período por meio de um processo sistemático de discussão e relato de experiência emgrupo. Ancorada em referenciais teóricos que abordam a temática em questão, refletimossobre a formação de professores e o trabalho docente no curso de Pedagogia. Osprocedimentos metodológicos utilizados para o trabalho de campo foram: sete escolas doensino fundamental na modalidade da educação de jovens e adultos, sete professoras da EJA ecento e dez estudantes da EJA. Para coleta de dados, foi utilizada a observação participante ea intervenção pedagógica (aulas práticas), para registro dos dados coletados e plano de aulasfoi utilizado o diário de campo e, por fim, o relatório final da disciplina Pesquisa e PráticaPedagógica VII: Estágio Supervisionado na EJA. Os resultados apontaram que o nossotrabalho na disciplina de Pesquisa e prática pedagógica VII: estágio supervisionado, a partirdas experiências vivenciadas com as alunas-estagiárias, revelou uma prática que se aproximados paradigmas da produção do conhecimento, espaço da pesquisa e do ensino, da reflexão ecriticidade, mas também da intervenção da e na prática pedagógica que permeia osespaços/tempos da escola, especificamente, a sala de aula.

Palavras-chave


Formação de professores, prática pedagógica, curso de Pedagogia

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