Gestão de Eventos - Centro Paulo Freire, VIII Colóquio Internacional Paulo Freire

Tamanho da fonte: 
O CURRÍCULO EM CICLOS DE APRENDIZAGEM: PRESSUPOSTOS FREIREANOS NO COTIDIANO DA ESCOLA PÚBLICA.
Denise Regina Costa Aguiar

Última alteração: 28-08-2013

Resumo


Este texto é um recorte e deriva-se de reflexões/problematizações/ações realizadas durante a pesquisa que originou a defesa de minha tese de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP.A pesquisa de doutorado integra um projeto de pesquisa amplo e coletivo que tem como propósito o estudo da influência e contribuições do pensamento de Paulo Freire na educação brasileira a partir da década de 90, estudo este desenvolvido em diferentes sistemas de ensino, municipais e estaduais, realizado no âmbito da Cátedra Paulo Freire da PUC/SP, sob a coordenação da Profª Drª Ana Maria Saul.Pretendeu-se contribuir com este macro projeto investigando a proposta de organização curricular em ciclos de aprendizagem de acordo com referenciais freireanos, buscando evidenciar, na análise de um caso bem sucedido, os seus condicionantes e os fatores facilitadores e obstaculizadores dessa implantação.O Município de Diadema, localizado na Grande São Paulo, no Estado de São Paulo foi o escolhido para o desenvolvimento do caso ilustrativo desse trabalho.Além de analisar a implantação da organização curricular em ciclos pela Secretaria Municipal de Educação, a pesquisa de doutorado teve também como objetivo investigar, no cotidiano de uma Escola Pública de Ensino Fundamental em Diadema, os pressupostos, as práticas evidenciadas, a dinâmica da formação de educadores, condição necessária para a concretização do trabalho coletivo docente, na estrutura curricular em ciclos.

Palavras-chave


currículo; ciclos de aprendizagem; Paulo Freire

Texto completo: Resumo  |  Trabalho