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REFLEXÃO DA PRÁXIS NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSOR
Maria Aparecida Rosa de Andrade, Neusiana Vieira Fernandes, Maria das Graças de Almeida Baptista

Última alteração: 16-08-2013

Resumo


O presente trabalho aborda o desenvolvimento do projeto de pesquisa intitulado: Reflexão da práxis nos Cursos de formação de Professor, realizado no período de agosto de 2012 à maio de 2013, bem como os resultados e as dificuldades encontradas nesse caminho. O projeto tem início a partir de reflexões acerca dos documentos que orientam os Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura na UFPB. Neste estudo, a relação teoria e prática é analisada enquanto práxis, que une a teoria e a prática para a transformação do sujeito consciente. A pesquisa desenvolve-se em uma perspectiva qualitativa, tendo como caminho teórico-metodológico o materialismo histórico e dialético. A metodologia de análise do material empírico baseia-se no processo hermenêutico-crítico. Apesar de ser um tema bastante discutido no âmbito acadêmico, uma vez que os documentos apontam para a prática ao longo do Curso e para o trabalho como princípio educativo, a análise documental aponta que a concretização dessa proposta, nos Cursos de Licenciatura, necessita ser reavaliada.

Palavras-chave


Práxis, Marxismo, Formação.

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