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PAISAGENS DA EJA EM SAPÉ/PB: A DESCONTEXTUALIZAÇÃO SOCIAL DO CURRÍCULO NO CHÃO DA ESCOLA DO CAMPO
Rosalinda Falcão Soares

Última alteração: 23-08-2013

Resumo


Este artigo apresenta recortes do terceiro capitulo da minha dissertação de mestrado,intitulada “A (des)contextualização social do currículo na educação de jovens e adultos:o casode uma escola situada no município de Sapé/PB”, apresentada ao Programa de Pós-graduaçãoem Educação, da Universidade Federal da Paraíba. O estudo articula três questões centrais: ocurrículo, a educação de jovens e adultos e a educação do campo. O objetivo geral dotrabalho pautou-se na investigação da descontextualização social do currículo naEducação de Jovens e Adultos, mapeando como esse processo se dá na realidade devida dos estudantes de uma escola situada no município de Sapé, Estado da Paraíba.Considerando a técnica do estudo de caso, a pesquisa foi realizada com seis estudantestrabalhadores no corte da cana de açúcar, do 1º e 2º segmentos da EJA, com quem foiutilizada uma abordagem metodológica qualitativa centrada na entrevista e noquestionário semiestruturado. Os dados obtidos foram sistematizados a partir dascategorias de análise, currículo, educação de jovens e adultos e escola do campo. Oestudo confirmou a hipótese de que a proposta curricular da escola revelava-se distanteda vida social dos estudantes, apontando a necessidade política e pedagógica deressignificá-la à luz da especificidade dos parâmetros da educação do campo.

Palavras-chave


Currículo; Educação de Jovens e Adultos; Escola do Campo

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