Gestão de Eventos - Centro Paulo Freire, VIII Colóquio Internacional Paulo Freire

Tamanho da fonte: 
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO (PROUCA): FORMAÇÃO DOCENTE, APROPRIAÇÃO SOCIOTÉCNICA E CONSTITUIÇÃO DE SABERES
Akynara Santos Burlamaqui, Maria das Graças Pinto Coelho de Souza

Última alteração: 30-08-2013

Resumo


O artigo analisa o processo de formação e a prática cognitiva dos docentes em uma escola de educação básica que adota o Programa “Um Computador por Aluno” (PROUCA). A pesquisa foi realizada em uma escola pública brasileira no estado do Rio Grande do Norte. Refletimos a apropriação dos artefatos digitais no âmbito da atuação profissional e social do docente, problematizando as transformação das relações sociotécnicas e os saberes (re) construídos no processo de midiatização social, ligando-os a perspectiva freiriana sobre concepção de saberes. Trata-se de um rastreamento processual, com base etnográfica, em que utilizamos ferramentas de grupo focal e entrevistas individuais; análises de questionários semiestruturados e de observações intensivas dos ambientes escolares e salas de aula onde os laptops se faziam presentes. Traçamos a abordagem sobre apropriação associada a letramento digital, construção de saberes, ativismo pedagógico na ação educativa. Busca perceber como são apresentadas tais marcas em ambientes educacionais que aderem a cultura digital na experiência do PROUCA. Verificamos o surgimento de uma redefinição de saberes na empiria investigada que decorrem da integração/enraizamento no contexto das TICs, ligados a um saber-fazer, ou seja, a experiência dos docentes em seu ofício. Por fim, compreendemos que a tecnologia por si só não produz mudança de pensamento e atitudes. É o seu uso e sua apropriação sociotécnica, principalmente na dimensão ideológica, que fará a diferença na vida dos professores, pois ao herdar a experiência adquirida, o sujeito tem a possibilidade de criar e recriar seu mundo.

Palavras-chave


informática educacional, formação docente, saberes docentes, apropriação tecnológica

Texto completo: Resumo  |  Trabalho