Gestão de Eventos - Centro Paulo Freire, VIII Colóquio Internacional Paulo Freire

Tamanho da fonte: 
LEITURA, PRODUÇÃO DE TEXTO E ANÁLISE LINGUÍSTICA NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: COMO TRABALHÁ-LOS NO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DO GÊNERO TEXTUAL POEMA
Cristiane Lúcia da Silva

Última alteração: 23-08-2013

Resumo


O trabalho apresentado é fruto do estágio de observação e regência de turma para a disciplina Prática de Ensino de Português II, ministrada pela professora Lívia Suassuna, do Centro de Educação, Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino. A observação ocorreu em um grupoclasse do 6º ano do Ensino Fundamental. Utilizamo-nos de dois tipos de análise. A primeira é observacional, para analisarmos a postura docente e discente. A segunda é a pesquisa-ação, porque ela atua no problema social, a consciência do problema que está acontecendo, se tornando, assim, uma técnica que possui estratégia, engajamento, coletividade, pois a ação vai além da participação. Em relação à leitura, os poemas trabalhados assemelhavam-se à situação do grupo-classe. Procuramos resgatar os seus conhecimentos prévios ao perguntar se eles se lembravam das características do poema, boa parte do alunado se recordou que ele é composto por: rima (externa, interna), verso (livre, em branco), estrofe. Em relação à produção textual, foi realizada a atividade de reescrita dos textos na sala de aula. Após a leitura dos poemas modificados constatamos que os alunos haviam melhorado muito em comparação às primeiras produções, o que nos fez tomá-las como versões definitivas para a criação do livro intitulado pelos próprios alunos por “Poemas: realizações de sonhos”. No que concerne à análise linguística, o assunto trabalhado foi “elementos anafóricos”. Os educandos identificaram os elementos anafóricos e ao mesmo tempo perceberam a contribuição desse mecanismo para a construção de sentido do poema.

Palavras-chave


gênero textual, os três eixos linguísticos, autonomia

Texto completo: Resumo  |  Trabalho