Gestão de Eventos - Centro Paulo Freire, VIII Colóquio Internacional Paulo Freire

Tamanho da fonte: 
CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA FREIREANA À RODA DE CONVERSA SOBRE TEXTOS LITERÁRIOS
Ana Raquel da Rocha Bezerra

Última alteração: 28-08-2013

Resumo


Este artigo tem como objetivo discutir sobre as contribuições da pedagogia freireana à atividade de Roda deConversa sobre literatura. Abordou-se, portanto, a Roda de Conversa como espaço dialógico no qual os sujeitos,educadores e educandos, pensam sobre si e suas realidades a partir da leitura de mundo e da leitura da palavraescrita, que no caso, parte dos textos literários. Sendo assim, alguns elementos trazidos por Paulo Freire foramapresentados como necessários à prática educativa como um todo, e mais especificamente, à atividade-objeto deestudo deste trabalho. A literatura por sua vez, foi apresentada em sua função de reflexão e transformação, umavez que trata de questões sociais e experiências humanas, marcadas por visões de mundo, revelando raízes dasociedade e da história. Diante disso, a atividade de conversa sobre a literatura, pautada na dialogicidade, foiapontada como atividade essencial ao processo educativo para a liberdade, uma vez que neste os sujeitosrefletem sobre si e sobre o mundo, desvelando verdades e realidades, transformando-se e transformando omundo enquanto seres conscientes.

Palavras-chave


Paulo Freire; roda de conversa; literatura; leitura

Texto completo: Resumo  |  Trabalho