Gestão de Eventos - Centro Paulo Freire, VIII Colóquio Internacional Paulo Freire

Tamanho da fonte: 
FORMAÇÃO CONTINUADA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES E QUALIDADE DO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO PROEJA
Maria Rosilene Maués Gomes

Última alteração: 19-08-2013

Resumo


O presente artigo constitui-se parte integrante da dissertação de mestrado intitulada: Formação continuada, desenvolvimento profissional e qualidade do ensino dos professores do PROEJA, na Escola Tecnológica de Abaetetuba-Pará, concluída em 2012 na Universidade do Estado do Pará. Neste fragmento o objetivo é refletir sobre as percepções dos professores, coordenadores e alunos quanto à influência da formação continuada no desenvolvimento profissional docente e sua relação com a qualidade do ensino-aprendizagem dos alunos. A fim de dar consistência teórica às discussões buscamos apoio nas literaturas que tratam da temática, entre as quais citamos Freire (1996), Nunes (2004), Candau (1996), Garcia (1999), Mizukami (1996), entre outros. A investigação se fundamentou nos princípios da pesquisa qualitativa e foi realizada em uma instituição da Rede de Escolas de Educação Tecnológica do Estado do Pará (EETEPA) localizada no município de Abaetetuba/PA. Quanto ao percurso metodológico realizamos análises documentais, entrevistas semiestruturadas e análises do conteúdo com base em Szymanski (2004) e Bardin (1977) respectivamente. No que diz respeito aos sujeitos desta pesquisa, elegemos quatro categorias investigativas, compreendidas por: quatro professores, três membros da equipe pedagógica, um membro da DEMP/SEDUC) e quatro alunos, a fim de obter uma análise mais abrangente acerca da temática deste estudo. As conclusões evidenciaram que a formação continuada específica aos professores que atuam no PROEJA, na Escola Tecnológica de Abaetetuba, é uma prática tímida, tanto no que diz respeito aos incentivos do Estado, quanto aos encontros de formação continuada em serviço.

Palavras-chave


FORMAÇÃO CONTINUADA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, QUALIDADE DO ENSINO, PROEJA

Texto completo: Resumo  |  Trabalho