Gestão de Eventos - Centro Paulo Freire, VIII Colóquio Internacional Paulo Freire

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O CÍRCULO DE CULTURA COMO DISPOSITIVO DE PESQUISA E INTERVENÇÃO EDUCACIONAL
Margarita Victoria Gomez, Rafael Avila Penagos

Última alteração: 28-08-2013

Resumo


Esta Mesa, composta de um trabalho coletivo, é proposta para o eixo “Educação e cultura”, do VIII Colóquio Internacional Paulo Freire: Educação com prática de Liberdade: Saberes, vivências e (re) leituras em Paulo Freire. Alguns aspectos do círculo de cultura como dispositivo de pesquisa e intervenção educacional são trazidos para o debate no contexto da cultura contemporânea e das praticas de formação profissional. Considera-se que esta Mesa encontra ressonância no tema geral do Colóquio pois trabalha questões assumindo o compromisso de educar para a liberdade. O trabalho, é decorrente da prática docente dos autores e de pesquisas realizadas em universidades latino-americanas, especificamente, da Colômbia e do Brasil. A Mesa traz reflexões importantes sobre as contribuições de Paulo Freire para a pesquisa científica que acolhe os saberes populares nos círculos de cultura, e nos remete a uma compreensão dialética da educação. Considera-se que, uma universidade que incorpora as necessidades populares nas suas praticas de formação assume esta articulação como uma opção politica. Dessa maneira, o trabalho apresenta questões para o debate da educação como prática da liberdade na contemporaneidade, mais especificamente, o círculo de cultura como uma metodologia apropriada para esta proposta aprendizagem e de universidade.

Palavras-chave


Circulo de cultura - Pesquisa - Intervencão

Texto completo: Trabalho