Gestão de Eventos - Centro Paulo Freire, VIII Colóquio Internacional Paulo Freire

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AUTONOMIA CURRICULAR NA CONSTRUÇÃO DO PROJETO DA ESCOLA: UMA PRÁTICA DE LIBERDADE?
Angela Alves Albino

Última alteração: 22-08-2013

Resumo


O tema da liberdade está presente em toda produção teórica de Paulo Freirequando trabalha sua concepção filosófica de homem e educação. A liberdade é condiçãopara emancipação do homem, para a leitura do seu contexto histórico e político, bemcomo para uma educação existencial que faça sentido com e para o mundo.O presenteestudo, busca fazer uma análise em torno da temática da autonomia com alusão aoprojeto político-pedagógico da escola, na perspectiva de pensar a liberdade no momentode produção curricular da escola. A produção é parte do desenvolvimento de pesquisaem nível de doutoramento em Políticas Educacionais do PPGE – Programa de pósGraduação em Educação da UFPB – Universidade Federal da Paraíba, na qual medebruço sobre as concepções de autonomia docente no momento de decisão curricularna escola de Educação básica.Neste estudo, a autonomia será considerada um exercíciode liberdade quando pensamos o currículo da escola e, é por isso, que Paulo Freirecomo sujeito que pensou constantemente os movimentos de liberdade e libertação dohomem na ação educativa tem espaço respeitado nesse percurso de desnudamento doconceito de autonomia. Nesse sentido, tomaremos algumas alusões mais explícitas deautonomia e liberdade no pensamento freireano.

Palavras-chave


Projeto Pedagógico, autonomia, docência

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