Gestão de Eventos - Centro Paulo Freire, VIII Colóquio Internacional Paulo Freire

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CARAVANA DAS BOAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: DESVELANDO E SOCIALIZANDO PRÁTICAS CURRICULARES EMANCIPATÓRIAS
Sofia Cavedon Nunes, Maria José Vasconcelos

Última alteração: 23-08-2013

Resumo


O projeto Caravana das Boas Práticas Pedagógicas teve início em 2011, por iniciativa pelaCâmara Municipal de Porto Alegre (CMPA), e aliou esforços na mesma direção realizados pelaEditoria de Ensino do jornal Correio do Povo (CP). O trabalho de conhecer melhor a escola - pormeio de visitas, relatos e exposição de projetos educativos desenvolvidos por professores, alunos ecomunidade – envolveu não apenas observação direta de boas práticas, mas diálogo com os atoreseducacionais sobre dificuldades e êxitos vivenciados no cotidiano; registro diversificado de cadaencontro, por escrito e gravado (por mídia de TV e Jornal); e compartilhamento em exposição detrabalhos na CMPA e através da divulgação ampliada e pública das ações que desvelaram ocurrículo das escolas. Os relatos das práticas foram expressos no jornal regional Correio do Povo, na TV Câmarae, depois, editados pela CMPA e pelo CP em um caderno de distribuição gratuita no meioeducacional do estado do Rio Grande do Sul, durante o ano de 2012.Neste ano de 2013, a Caravana retoma as visitas a escolas agendadas, agora por meio daComissão de Educação da Câmara Municipal (CECE), visando refletir, disseminar e valorizar aprática pedagógica também através de um seminário; avançar no registro e na mostra de produçõesescolares de sucesso educativo; e também manter a parceria com o jornal CP na divulgação deprojetos e na publicação de uma nova edição do caderno contendo, desta vez, a reflexão dos educadores e os fundamentos de boas práticas escolares.

Palavras-chave


práticas pedagógicas emancipatórias, registro, compartilhamento, mídia

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