Lista dos trabalhos aceitos

EIXO 1: EDUCAÇÃO E CULTURA

MESA DE DIÁLOGO

TÍTULO
DO TRABALHO

EXPOSITORES

O CÍRCULO DE CULTURA COMO DISPOSITIVO DE PESQUISA E INTERVENÇÃO EDUCACIONAL Margarita Victoria Gomez
Rafaél Avila Penagos
EDUCAÇÃO QUE IMPÕE VERSUS EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DA LIBERDADE: REFLEXÃO
A PARTIR DO ENSINO DAS LINGUAGENS ARTÍSTICO-ESTÉTICAS
Beatriz de Barros de Melo e SilvaMaria das Graças Vital Melo

DIVERSIDADE, INCLUSÃO E PAULO FREIRE: DISCUSSÕES E REFLEXÕES INICIAIS NA EDUCAÇÃO

Maria Jessica Danielly de LimaMifra Angélica Chaves da CostaVerônica Yasmim Santiago de LimaProfª. Drª. Ana Lucia Aguiar Lopes Leandro (MEDIADORA)
DIÁLOGOS EM PAULO FREIRE E EDUCAÇÃO POPULAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO LEFREIRE

Falconiere Leone Bezerra de OliveiraFrancisca Natália da SilvaSonally Albino da Silva Bezerra
A EDUCAÇÃO COMO COMPLEXO IDEOLÓGICO TRANSFORMADOR: DA AÇÃO TEÓRICA À AÇÃO OBJETIVA Renalvo Cavalcante SilvaEdvaldo Albuquerque dos Santos
DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE EDUCAÇÃO E ARTE: INFLUÊNCIAS DO PENSAMENTO FREIREANO NA ARTE/EDUCAÇÃO RASILEIRA Everson Melquiades Araújo Silva
Fernando Antônio Gonçalves de Azevedo
Luciene Silva dos Santos
Clarissa Martins de Araújo
(MEDIADORA)

 

EIXO 1: EDUCAÇÃO E CULTURA

COMUNICAÇÃO ORAL

TÍTULO DO TRABALHO

AUTOR(ES)

DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA ABORDAGEM SOBRE A PERSPECTIVA FREIREANA NA SOCIEDADE BRASILEIRA Valéria Medeiros Pires
BAKHTIN E FREIRE: DIÁLOGOS POSSÍVEIS Robson Santos de Oliveira
EDUCAÇÃO ATRAVÉS DOS MEIOS: UMA QUESTÃO DE VIVÊNCIA Suara Macedo dos Santos,
“O GAÚCHO” E O “VAQUEIRO” NAS FICHAS DE CULTURA DO SISTEMA PAULO FREIRE: SÍMBOLOS DE BRASILIDADE Elisa Motta Moreira de Souza
FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO João Alberto Wohlfart
PRODUÇÃO DE DESENHOS ANIMADOS SURDOS COMO UM TIPO DE “CÍRCULO DE CULTURA SURDA Domingos Sávio Coelho
JOGOS MATEMÁTICOS, EDUCAÇÃO E CIDADANIA: CONVERGÊNCIA ENTRE AS IDEIAS DE PAULO FREIRE SOBRE EDUCAÇÃO E OS JOGOS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Josinalva Estacio Menezes
OPRESSÃO CULTURAL NA ESCOLA: UM ESTUDO ANCORADO NO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE Sandro de Castro PitanoRosa Elena Noal
A CODIFICAÇÃO E A DECODIFICAÇÃO DE SITUAÇÕES-LIMITE COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA PROBLEMATIZAÇÃO DA RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E A CULTURA: ATUALIDADE DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE

Claudete Robalos da Cruz

EDUCAÇÃO E CULTURA NO ESPAÇO DA SALA DE AULA: UM LUGAR PARA AUSCULTAS/ESCUTAS E SIGNIFICADOS Anair Silva Lins MelloPaulo Felipe Pascoal Perruci
A EPISTEMOLOGIA E FILOSOFIA FREIRIANA COMO INTERFACE PARA ANÁLISE COGNITIVA TELEMATICAMENTE MEDIADA Kathia Marise Borges
SalesDante Augusto Galeffi
EXERCÍCIOS BIOENERGÉTICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ESTRATÉGIA PARA PRÁTICA DA LIBERDADE A PARTIR DO CORPO Diane Ferraz Lopes da Rocha
CÍRCULO DE CULTURA: POSSIBILIDADES DA PEDAGOGIA DA VIRTUALIDADE Márcia Cristina Barragan Moraes Toledo
CULTURA, LIBERDADE E AÇÃO DOCENTE: DIÁLOGO COM PAULO FREIRE

Cícero Agostinho Vieira

Ângela Cristina Alves Albino

REFLEXOES SOBRE O ENSINO DA LINGUAGEM TEATRAL NO CONTEXTO DA UNIVERSIDADE ABERTA DA TERCEIRA IDADE – UNATI/UFPE Maria das Graças Vital de Melo

O LUGAR DA CRIATIVIDADE NO ENSINO DA LINGUAGEM VISUAL OU COMO O LIVRO EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DA LIBERDADE PROPORCIONOU INQUIETAÇÕES E UM (RE)PENSAR/RESSIGNIFICAR A RELAÇÃO ENTRE A CRIATIVIDADE E O ENSINO DA LINGUAGEM VISUAL

Beatriz de Barros de Melo e Silva
DOCÊNCIA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO Benicio BackesSérgio Trombetta
PAULO FREIRE ENTRE OS MOVIMENTOS DE CULTURA POPULAR: PROJETOS E PROPOSTAS COLETIVAS DE UMA EDUCAÇÃO LIBERTADORA Bruno Botelho Costa
LÍNGUA, CULTURA E EDUCAÇÃO EM UMA PERSPECTIVA CRÍTICO-DISCURSIVA

Ana Cristina de Moraes

Hazin Palhares

A INTERDISCIPLINARIDADE EM PAULO FREIRE: REFLEXÕES EM DEFESA DO DIÁLOGO DISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO

Sheila de Fátima Mangoli Rocha

João Henrique de Mello Vieira Rocha

FORMAÇÃO TECNOLÓGICA EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: REMODELA CULTURA E IDENTIDADE DE JOVEM APRENDIZ EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Zoraia da Silva Assunção
Maria das Graças Pinto Coelho Sousa
NARRATIVAS DAS MARISQUEIRAS DE PASSE/CANDEIAS: EXPRESSÃO DO FEMININO NO DISCURSO SILENCIADO

Uilma Rodrigues de Matos

Claudia Rozo Sandova

Regina Lúcia Portela

LOS CAMINOS DE UNA EDUCACIÓN INCLUSIVA: PRINCIPIOS FREIRIANOS EN LAS PRÁCTICAS SOCIO–PEDAGÓGICAS DE LA ASOCIACIÓN TARPURISUNCHIS EN LA CIUDAD DE ABANCAY – PERÚ.

Saira Esperanza Vargas Sánchez

Eduardo Gomes Onofre

CONSTRUINDO NOVOS SABERES E QUEBRANDO ESTIGMAS DA HANSENÍASE ENTRE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM MEDIANTE CÍRCULOS DE CULTURA

Andréa Freitas de Lima

Estela Maria Leite Meirelles Monteiro

UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE SOBRE HANSENÍASE ENTRE ESCOLARES Andréa Freitas de LimaEstela Maria Leite Meirelles Monteiro
A CONTRIBUIÇÃO DO TEATRO PARA A EDUCAÇÃO POPULAR NOS CEUS: UM OLHAR SOBRE O “PROGRAMA RECREIO NAS FÉRIAS” NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO (2001-2004) Fernanda Quatorze Voltas
A CULTURA VISUAL NA ESCOLA E OS PROCESSOS MEDIADORES DO DESIGN NA PERCPECTIVA FREIRIANA Rosileide Guedes S de Farias
A PROVA DE LANÇAMENTO DO DISCO E O ENSINO DA FÍSICA: UMA PROBLEMATIZAÇÃO BASEADA EM PAULO FREIRE Marcelo Santana de Farias
DUAS MULHERES DA ZONA RURAL E SEUS MUNDOS: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DE PAULO FREIRE Darlene Rosa da SilvaDirlei de Azambuja Pereira
O DESAFIO DE NARRAR A BIOGRAFIA DE PAULO FREIRE PARA CRIANÇAS E JOVENS: O LIVRO “PAULINHO, O MENINO QUE ESCREVEU UMA NOVA HISTÓRIA Mere Abramowicz

 

EIXO 2: EDUCAÇÃO POPULAR E MOVIMENTOS SOCIAIS

MESA DE DIÁLOGO

TÍTULO DO TRABALHO

EXPOSITORES

CAMINHOS PERCORRIDOS PELO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO POPULAR E SAÚDE DA UFPB: CONSTRUINDO COLETIVAMENTE NOVAS POSSIBILIDADES DE AÇÕES
DA TEORIA DOS FRAGMENTOS À PEDAGOGIA DAS MACHAS: EENCONTRANDO FREIRE NA EDUCAÇÃO POPULAR. Gomercindo GhiggiMichelle Rodrigues Nóbrega
AS JORNADAS PEDAGÓGICAS DOS CÍRCULOS DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO PROGRAMA MÃE CORUJA PERNAMBUCANA/ BRASIL: UM OLHAR SOBRE A IDENTIDADE CULTURAL Claudia Mendes De AbreuElza Souza Carneiro Leão
A TEORIA DA AÇÃO DIALÓGICA NO NOVO CENÁRIO DA DEMOCRACIA BRASILEIRA Alexsandro MedeirosEdilson Albarado
MOBILIZAÇÃO SOCIAL: UM MODO DE CONSTRUIR A DEMOCRACIA E A PARTICIPAÇÃO NOS FÓRUNS DE EJA DE PERNAMBUCO Maria Erivalda dos Santos Torres
Joseane Ana Bezerra Duarte
VIVA A EXPERIÊNCIA DE ANGICOS: PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR UM ENSAIO SOBRE A VITÓRIA DOS VENCIDOS Magna Vieira de SousaAdmário Luiz de Almeida

 

EIXO 2: EDUCAÇÃO POPULAR E MOVIMENTOS SOCIAIS

COMUNICAÇÃO ORAL

TÍTULO DO TRABALHO

AUTOR(ES)

PARTICIPAÇÃO E EDUCAÇÃO POPULAR NA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA: DIÁLOGOS DA ARTICULAÇÃO NACIONAL DE EXTENSÃO POPULAR (ANEPOP) Luciana Maria Pereira de Sousa
A ESCOLA COMO ESPAÇO SOCIAL PARA PRÁTICA PEDAGÓGICA DA ECONOMIA SOLIDÁRIA ENTRELAÇADA PELA EDUCAÇÃO POPULAR

Jociano Coêlho de Souza

PEPASF: INTERFACES NO PROCESSO CONSTRUCAO DA AUTONOMIA NA COMUNIDE MARIA DE NAZARÉ JOAO PESSOA – PARAÍBA Tatiana MaiaJulyana de Lira Fernandes
PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR NO PROJETO SER-TÃO

Maria Kélia da Silva

Maria de Fátima da Silva Melo

Williany Tavares dos Santos

UM OLHAR FENOMENOLÓGICO-EXISTENCIAL SOBRE A EXTENSÃO POPULAR Alanna Filgueiras Gonçalves de Farias
PAULO FREIRE NO SESI: UMA DÉCADA MARCADA POR REENCONTROS, EXPERIÊNCIAS VIVIDAS E CONSTRUÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS Maria da Conceição Neves SilvaMaria Margarete Sampaio de Carvalho
EDUCAÇÃO POPULAR: A PRÁTICA EDUCATIVA E OS MECANISMOS UTILIZADOS PARA O FORTALECIMENTO DA CIDADANIA DE CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE TRABALHO NO MUNICÍPIO DE BREJO DA MADRE DE DEUS – PE Jéssica Rochelly da Silva RamosAllene Carvalho Lage
EDUCAÇÃO POPULAR E EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA POSSÍVEL APROXIMAÇÃO ATRAVÉS DAS CIRANDAS INFANTIS DO MST Fábio Accardo de Freitas
CONSTRUINDO NOVOS SABERES E QUEBRANDO ESTIGMAS DA HANSENÍASE ENTRE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM MEDIANTE CÍRCULOS DE CULTURA Andréa Freitas de LimaEstela Maria Leite Meirelles Monteiro
A ESCOLA COMO ESPAÇO SOCIAL PARA PRÁTICA PEDAGÓGICA DA ECONOMIA SOLIDÁRIA ENTRELAÇADA PELA EDUCAÇÃO POPULAR Jociano Coêlho de Souza
AS JORNADAS PEDAGÓGICAS DOS CÍRCULOS DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO PROGRAMA MÃE CORUJA PERNAMBUCANA/ BRASIL: UM OLHAR SOBRE A IDENTIDADE Claudia Mendes de AbreuElza Souza Carneiro Leão
A PRÁTICA DA LEITURA DE PAULO FREIRE – CONTRIBUINDO PARA REFLEXÃO NAS CIÊNCIAS EXATAS E HUMANAS Adriano Cavalcanti da SilvaAllan Phablo de Queiroz
DESBRAVANDO A EPIFANIA DA INFÂNCIA EM SUAS CORES VIBRANTES: QUANDO PRÁTICAS EDUCATIVAS RESGATAM O DIREITO DE SER July Rianna de MeloMonique Maria Batista deOliveira
DIÁLOGO ENTRE A EDUCAÇÃO POPULAR E A PEDAGOGIA DO MOVIMENTO SOCIAL FEMINISTA Carmen Silvia Maria da Silva
PEPASF: INTERFACES NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA NA COMUNIDE MARIA DE NAZARÉ JOAO PESSOA – PARAÍBA Tatiana Maia TavaresJulyana de Lira Fernandes
O PROCESSO DE CONSCIENTIZAÇÃO NA ARTICULAÇÃO SOCIAL DA JUVENTUDE: DA ANÁLISE DA REALIDADE À AÇÃO TRANSFORMADORA José Fabiano Oliveira dos SantosLuanna Loyola LimaNuno Vicente Cruz
A FORMAÇÃO DE EDUCADORES POPULARES FREIREANOS: PRÁTICAS DE PESQUISA-EXTENSÃO UNIVERSITÁRIAS Margarida Maria de Almeida Rodrigues
EDUCAÇÃO POPULAR E EDUCAÇÃO DE ADULTOS: ITINERÁRIOS E SINGULARIDADES, SINAIS E INDÍCIOS NAS 40 HORAS DE ANGICOS/RN

Silvania Lúcia de Araújo Silva

Luiz Gonzaga Gonçalves

EDUCAÇÃO POPULAR, CULTURA E LIBERTAÇÃO: EDUCAÇÃO E POLÍTICA NOS MOVIMENTOS SOCIAIS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE PAULO FREIRE ENTRE 1960 E 1964 Taís Araújo
OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS COM AS COMUNIDADES TRADICIONAIS QUILOMBOLAS

Heloísa Marinho

ESTUDO DA PRÁTICA ALFABETIZADORA POPULAR FREIREANA COM EDUCANDOS DA ESCOLA PÚBLICA Maria de Jesus L. da Silva
PASTORAL DA CRIANÇA: EDUCAÇÃO SOLIDARIA PARA A CIDADANIA Maria Raniela de AguiarAllene Lage
DESBRAVANDO A EPIFANIA DA INFÂNCIA EM SUAS CORES VIBRANTES: QUANDO PRÁTICAS EDUCATIVAS RESGATAM O DIREITO DE SER July Rianna de MeloMonique Maria Batista de Oliveira
UM OLHAR ACERCA DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DA ARTICULAÇÃO NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO E A PEDAGOGIA DOS MOVIMENTOS Eugênia da Silva PereiraSilvana Lúcia da Silva Lima
APRENDIZES DE AUTONOMIA Marilene Alves LemesLevi Nauter de Mira
A (RE) AFIRMAÇÃO DA(S) IDENTIDADE(S) NORDESTINA(S) NA LITERATURA ORAL: POESIA MATUTA EM JESSIER QUIRINO Silvana Neves do Nascimento
PAULO FREIRE E ANTONIO GRAMSCI: APROXIMAÇÕES Pedro Claesen Dutra SilvaCleiton Leite Barbosa
AS MANIFESTAÇÕES NO BRASIL: O ATO-LIMTE PELA AUSÊNCIA DE PERSPECTIVAS SOCIAIS PARA A JUVENTUDE BRASILEIRA? Marlene Fernandes Ribeiro
DA ESPERANÇA À LIBERDADE: TECENDO ENCONTROS COM A EDUCAÇÃO FREIRIANA Emerson Augusto de MedeirosPriscila Kaline Lima do Nascimento CostaHostina Maria do Nascimento
CONVERSA DE MULHER! DIÁLOGOS ENTRE MULHERES TRABALHADORAS RURAIS DE PERNAMBUCO SOBRE EDUCAÇÃO, VIOLÊNCIA E CIDADANIA

Allene Lage

MOVIMENTOS DE EDUCAÇÃO POPULAR EM PERNAMBUCO: A EFERVESCÊNCIA DA DÉCADA DE 1960 Alessandra Maria dos Santos
PAULO FREIRE NO PERÍODO DE 1958-1964 Laudyslaine Natali Silvestre de Moura
ASSENTAMENTOS, CONVITE DIALÓGICO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL Aíla Maria Alves Cordeiro Arrais
A ORGANIZAÇÃO DAS ESCOLAS DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE CARUARU- EM FOCO A MULTISSERIAÇÃO Jéssica Lucilla Monteiro da SilvaFilipe Gervásio Pinto da Silva
A EDUCAÇÃO JURÍDICA POPULAR NA DESCONSTRUÇÃO DO PARADIGMA DA PROPRIEDADE PRIVADA: INVASÃO OU OCUPAÇÃO? Breno Marques de MelloAna Karenina Ribeiro de Almeida
EDUCAÇÃO POPULAR E MOVIMENTOS SOCIAIS: A INCORPORAÇÃO E EXTERNALIZAÇÃO DA PEDAGOGIA FREIREANA Paulo Roberto Palhano Silva
O PROJETO SABERES DA TERRA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR PAULO FREIRIANA Ramiro Teixeira da Silva Júnior
FLUÊNCIA DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE PARA O SERVIÇO SOCIAL DO NORDESTE BRASILEIRO- 1950 A 1963 Valéria Costa Aldeci de Oliveira
EDUCADOR POPULAR COMO EDUCANDO DE SUA PRÓPRIA LIBERTAÇÃO: RELATO DE UMA PRÁTICA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DENTRO DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES SEM TETO Isadora Franco di Gianni

 

EIXO 3: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E EDUCAÇÃO NO CAMPO

MESA DE DIÁLOGO

TÍTULO DO TRABALHO

EXPOSITORES

O DISCURSO DO FÓRUM EJA/PB SOBRE A FORMAÇÃO DO EDUCADOR DE JOVENS E ADULTOS Erenildo João CarlosAntonis Pereira da SilvaRita de Cássia Pereira da Silva
PROGRAMA LER, ENTENDER E FAZER: UMA PRÁXIS FREIREANA DE DIALOGICIDADE? Camila Marques SilvaKarla Alexandra Dantas Freitas EstrelaKarla Maria Melo Spinelli
LINGUAGEM, PALAVRA, CONSCIÊNCIA E DIÁLOGO: PILARES PARA A EDUCAÇÃO COMO ATO-LIMITE Edite Marques de MouraEliana Matos
A ORGANIZAÇÃO DAS ESCOLAS LOCALIZADAS NAS ÁREAS RURAIS DO SISTEMA DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE CARUARU: FOCANDO AS ESCOLAS NUCLEADAS E OS NÍVEIS DE ENSINO Filipe Gervásio Pinto da SilvaJéssica Lucilla Monteiro da Silva
ANÁLISE DOS COMPONENTES NO PROCESSO DE ALAFABETIZAÇÃO E ESTUDO DA INCLUSÃO SOCIAL A PARTIR DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E AULTOS FASE I NA PERSPECTIVA CAMPESINA André Neres LimaEmanuella Rachel da Silva Santos
A CONTRIBUIÇÃO DOS SABERES DA EXPERIÊNCIA E DA DOCÊNCIA NO CAMPO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA ESCOLAR DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PRESSUPOSTOS DE UMA TEORIA FRANCISFREIREANA Maria
de Fátima Mendonça HolmesLeopoldo Oscar Briones Salazar
NOITES CULTURAIS DA EJA EM GUANAMBI: UMA PRÁTICA EDUCATIVA DE CULTURA POPULAR? Maria de Fátima Pereira CarvalhoCarmem Lúcia EitererGrace Itana Cruz de Oliveira
A CONTRIBUIÇÃO DA PEDAGOGIA FREIREANA NO REDESENHO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO RIO GRANDE DO NORTE Rita Diana de Freitas GurgelÉder Jofre Marinho Araújo
OLHAR ETNOGRÁFICO DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS POPULARES EM SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL DOS POVOS DO CAMPO Janaina Santana CostaMagna Vieira de Sousa

 

EIXO 3: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E EDUCAÇÃO NO CAMPO

COMUNICAÇÃO ORAL

TÍTULO DO TRABALHO

AUTOR(ES)

CÍRCULO DE EDUCAÇÃO E CULTURA: A VIVÊNCIA DOS PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO LIBERTADORA PARA OS JOVENS E ADULTOS NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO NOS ANOS DE 1980 E 1990 Marilia Gabriela de Menezes Guedes
Eliete
Santiago
EDUCAÇÃO RURAL NO MUNICÍPIO DE CAMALAÚ/PB NA DÉCADA DE 1970: ESPAÇO, SUJEITOS E PRÁTICAS EDUCATIVAS Maria da Penha da Silva
A(S) FINALIDADE(S) DA EDUCAÇÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE A EDUCAÇÃO DESTINADA À JUVENTUDE RURAL E AOS POVOS DO CAMPO Priscila Teixeira da Silva
DIALOGIDADE NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DOM FRAGOSO: EXPERIÊNCIA NO CEARÁ Regina Coele Queiroz Fraga
A PRÁTICA DA LEITURA LITERÁRIA E O LETRAMENTO NA ESCOLA DO CAMPO Luis Carlos Paulino da Silva
UM OLHAR SOBRE O PROCESSO DE RESSOCIALIZAÇÃO DO SUJEITO DISCENTE DO PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA COM A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – PROEJA Norma de Morais LeaMaria da Conceição Carrilho de Aguiar
POLÍTICAS PÚBLICAS HUMANIZADORAS PARA ALUNOS TRABALHADORES Hedi Maria Luft
PERFIS E PERCURSOS ESCOLARES DE EDUCADORES/AS DO CAMPO DE PERNAMBUCO: UMA ANÁLISE A PARTIR DE SUAS EXPERIÊNCIAS Jéssica Maria LemosAllene Lage
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: QUEM SÃO OS SUJEITOS QUE FAZEM PARTE DESTA MODALIDADE DE ENSINO? Marcia Aurelia Nazário
Shirley Cristina Lacerda Malta
UM OLHAR SOBRE A INCLUSÃO DE DEFICIENTES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA Sandra Cristina Morais Souza
EMANCIPAÇÂO SOCIAL E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DOS POSTULADOS DE PAULO FREIRE E BOAVENTURA SANTOS Elizabete Carlos do Vale
DIAGNÓSTICO DE UM CENTRO DE ESTUDOS SUPLETIVOS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO: AVALIANDO QUALIDADE DE ENSINO EM UMA PERSPECTIVA FREIREANA Luciana Bandeira Barcelos
A INSERÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DE FREIRE NO ÂMBITO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Franciele Fátima Marques
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA POSSIBILIDADE PARA A EMANCIPAÇÃO SOCIAL Alcione Alves da Silva MainarMaria Joselma do Nascimento Franco
ALFABETIZAÇÃO-CONSCIENTIZAÇÃO NA DECADA DE 1960: PRÁXIS FREIREANA DE EDUCADORES POPULARES CEARENSES Maria das Dores Alves SouzaEliane Dayse Pontes Furtado
LEGADO DE PAULO FREIRE À EJA DA ESCOLA CABANA Alder de Sousa DiasIvanilde Apoluceno de Oliveira
A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CONHECENDO A REALIDADE DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BELÉM/PA Maria da Conceição dos Santos Costa
TRABALHANDO O CONCEITO DE DENSIDADE EM TURMAS DE JOVENS E ADULTOS Luis Victor dos Santos LimaAlessandra Marcone Tavares Alves de Figueirêdo
ATIVIDADE LÚDICA DE CARÁTER CONTEXTUALIZADO NO ENSINO DE QUÍMICA NUMA TURMA DE PROEJA Alessandra Marcone Tavares Alves de Figueirêdo
Mayzza Márcia Araújo do Nascimento
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE TRABALHO DOCENTE E DIALOGICIDADE NO CURSO PEDAGOGIA DA TERRA/RN Deyse Karla Oliveira Martins
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA Rogéria Aparecida Garcia
“VOZES” DOS JOVENS DAS TURMAS DE EJA DA PERIFERIA DO RECIFE ACERCA DO SEU FUTURO, INCLUSIVE PROFISSIONAL Eliza Solange Vasconcelos Marques
O ENSINO DO LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Maria Ozineide Dantas CostaMylani Nathalini Dantas Costa
A BUSCA DO EDUCADOR PELA IDENTIDADE DO SUJEITO DA EJA: PRESSUPOSTO PARA UMA EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DA LIBERDADE Juliane Bezerra VieiraRita de Cassia Cavalcanti Porto
LEITURA E ESCRITA NA ESCOLA: UMA RELEITURA DAS ‘MEMÓRIAS DE LEITURA’ DE PAULO FREIRE Arlete
Vieira da Silva
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO: CONSIDERAÇÕES À LUZ DO PENSAMENTO FREIREANO Dalcinete Gomes de Souza
A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UM MESTRE DE CAPOEIRA NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE MUQUÉM Maria Reneude de SáMarina Graziela
Feldmann
APRENDIZAGEM E PRÁTICAS MUSICAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO EM UMA PERSPECTIVA GERACIONAL Maria Guiomar de Carvalho Ribas
A
AGENDA TERRITORIAL DE ALFABETIZAÇÃO E EJA: UM OLHAR PARA A EDUCAÇÃO COMO PROCESSO DE LIBERTAÇÃO
Mirian Patrícia BurgosAnair Silva Lins e MelloMárcia Regina Barbosa
COMO O PODCAST PODE AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA EJA Maria Gilvaneide dos SantosMaria Selma Teotônio de Oliveira
A FORMAÇÃO DO EDUCADOR DE JOVENS E ADULTOS NO FÓRUM EJA/PB Antonis Pereira da Silva
ITINERÁRIOS DE PROFESSORES DA EJA: AVALIANDO A QUALIDADE DA EDUCAÇÂO Andréa de Andrade Lopes

OLHAR DO HOMEM DO CAMPO SOBRE A EDUCAÇÃO AGRÍCOLA NA ESCOLA RURAL: DIALOGANDO COM PAULO FREIRE

Carlos Alberto Tavares

Maria Betânia do Nascimento Cantalice

 

EIXO 4: EDUCAÇÃO E TRABALHO

COMUNICAÇÃO ORAL

 

TÍTULO DO TRABALHO

AUTOR(ES)

O OLHAR DA GERAÇÃO Y SOBRE A EFETIVIDADE DO PLANEJAMENTO DIDÁTICO E DAS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS EM CURSOS TÉCNICOS Fabiana Ferreira Silva
AS RELAÇÕES DE PODER E OPRESSÃO NA ESCOLA PÚBLICA: UMA ANÁLISE DAS REPRODUÇÕES DESTE CONFLITO A PARTIR DAS OBRAS DE PAULO FREIRE Nádia Pereira Silveira
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL: UMA PROPOSTA DE AÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE
SÃO JOÃO DEL REI
Maria Lúcia Monteiro GuimarãesJunio Adão Ribeiro Leite
EDUCAÇÃO POPULAR, TRABALHO E GÊNERO: REFLEXÕES SOBRE A ATUAÇÃO DO NEP JUNTO AO SINDICATO DAS TRABALHADORAS DOMÉSTICAS

Ana Karenina Ribeiro de Almeida

Breno Marques de Mello

ADOLESCÊNCIA E USO DE DROGAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PET/PRÓ-SAÚDE Maria Clarissa Ferreira de OliveiraJaqueline Galdino Albuquerque
MÃOS À OBRA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA COM JOVENS E ADULTOS OPERÁRIOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL Maria Valda Pereira Colares
ENCONTRO DE SUJEITOS, SABERES E PRÁTICAS: A EXPERIÊNCIA DO CURSO TÉCNICO EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE DE
CAJAZEIRAS/PB
Jeanne Maria Oliveira Mangueira
META-CONSCIENTIZAÇÃO: ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS NO ÂMBITO DOS CURSOS DE PROEJA Gerson Tavares do CarmoMunich Ribeiro de OliveiraAlessandra Maria
Custódio da Silva
O PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: INCENTIVO À PROFISSÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA DA AUTONOMIA Maysa Antonielle de Farias MoraisCrislainy de Lira Gonçalves

 

EIXO 5: EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

COMUNICAÇÃO ORAL

TÍTULO DO TRABALHO

AUTOR(ES)

A JUVENTUDE NO SEMIÁRIDO E O DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL: O CASO DA FUNDAÇÃO CASA GRANDE Maria de Fátima dos AnjosVerônica Salgueiro do Nascimento
EDUCAÇÃO,
DEMOCRACIA E SUSTENTABILIDADE: UMA RECONSIDERAÇÃO DA AÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL
Manuel Barbosa
DA TRANSIÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A IDEIA DE EDUCAÇÃO PARA A
SUSTENTABILIDADE
Domingos Arthur Feitosa PetrolaVerônica Salgueiro do Nascimento
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO NAS QUESTÕES AMBIENTAIS: ABORDAGENS E REFLEXÕES BASEADAS NAS IDEIAS FREIREANAS Júlia Victoria CasalinhoSandro de
Castro Pitano
A PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE COMO SABER NECESSÁRIO À PRÁTICA DA SUSTENTABILIDADE. Francilda Alcantara MendesCicero Marcelo Bezerra dos Santos

Verônica Salgueiro Nascimento

SUSTENTABILIDADE: CONSTRUINDO CONCEITO E ESTUDANDO O ENTORNO A PARTIR DE CONFECÇÃO DE UM JORNAL ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE MARAGOGI – AL Gutemberg Lima da SilvaCybelle Dutra da Silva
PROBLEMAS E CONFLITOS AMBIENTAIS: TENDÊNCIAS E DESAFIOS DA TEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL Cinthia Mazzone Moreira
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: AS PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS COMO ELEMENTO FORMATIVO DO SUJEITO ECOLÓGICO Patricia Alves OliveiraClayton Assis da Silva
SENSIBILIZAÇÃO PARA OS DIREITOS DOS ANIMAIS: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONSTRUTIVISTA E SUAS INTERFACES COM PRINCÍPIOS
FREIREANOS
Maria Helena Costa Carvalho de Araújo LimaRosângela
Maria da SilvaAriene Cristina Dias Guimarães Bassoli
INTERDISCIPLINARIDADE: QUEM DIALOGA COM QUEM, SUJEITOS E/OU SABERES? Gilvaneide Ferreira de OliveiraMaria Lúcia de Oliveira
NOVAS TRILHAS NO CONHECIMENTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E BIOLOGIA: OS OLHARES DOS EDUCANDOS Monica Lopes Folena AraújoTereza Luiza de FrançaMaria Marly de Oliveira
A SUSTENTABILIDADE EM FREIRE: DIÁLOGOS ENTRE SUAS SITUAÇÕES EXISTENCIAIS, O MOVIMENTO CTS E A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA Karla Maria Euzébio da Silva
Zélia Maria Soares Jófili
POR UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL LIBERTÁRIA, FUNDAMENTADA NO PENSAMENTO FREIREANO: PRÁTICAS NO COTIDIANO ESCOLAR PARA A CONSTRUÇÃO DE
SOCIEDADES SUSTENTÁVEIS
Alfio Mascaro GrossoJosé Hildo dos SantosMônica Alves Coelho dos Santos

 

EIXO 6: DIREITOS HUMANOS E CULTURA DA PAZ

MESA DE DIÁLOGO

 

TÍTULO
DO TRABALHO

EXPOSITORES

DIREITOS HUMANOS E MOVIMENTO BRASILEIRO DE  ALFABETIZAÇÃO (MOBRAL): IMPEDINDO DESMEMÓRIAS
E DESCONSTRUINDO VIOLAÇÕES DE DIREITOS
Maria das Graças da Cruz BarbosaLuciana Martins Teixeira dos SantosMaria Elizete Guimarães Carvalho
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA DIMENSÃO DOS DIREITOS HUMANOS Sergio TrombetaHedi Maria Luft
PROCESSOS EMANCIPATÓRIOS JUNTO A ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI Mariana Vanini HennemannMarilene Alves Lemes
RELAÇÕES DE PODER: POLÍTICA PÚBLICA EM DIREITOS HUMANOS Vera Lúcia Braga de MouraEvanilson Alves de SáMarta Virginia Santos de LimaWalfrido Nunes de Menezes (MEDIADOR)

 

EIXO 6: DIREITOS HUMANOS E CULTURA DA PAZ

COMUNICAÇÃO ORAL

TÍTULO DO TRABALHO

AUTOR(ES)

A ESCOLARIZAÇÃO DOS ADOLESCENTES
PRIVADOS DE LIBERDADE EM PERNAMBUCO: UMA LEITURA DOS DIREITOS
HUMANOS
Vera Lúcia Braga de Moura
DIREITOS HUMANOS NA EJA: UMA INTERVENÇÃO PARA O EMPODERAMENTO DE SUJEITOS EDUCATIVOS Maria Elizete Guimarães CarvalhoAna Danielly Leite BatistaRita de Cássia da Costa Mamedio
MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DE BASE / RN: DIREITOS HUMANOS E EMPODERAMENTO DOS SUJEITOS APRENDENTES
(1960 – 1970)
Liz Araújo LimaMaria das Neves de MedeirosMarlene Fernandes Ribeiro
RELEITURA DA VIOLÊNCIA EM BUSCA DA PAZ Izabel Cristina Pereira da Rocha
O OLHAR DO PROFESSOR ACERCA DA EXPLORAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL E DA LEI FEDERAL 11.525/2007

Germana Alves de Menezes

 

POLÍTICA PÚBLICA EM GÊNERO NA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DOS DIREITOS HUMANOS

Walfrido Nunes de Menezes

Fátima Santos

OS DIREITOS HUMANOS E O MODELO DE EDUCAÇÃO POPULAR FREIREANO

Paulo Sérgio Gomes Soares

 

EIXO 7: FORMAÇÃO DOCENTE E ENSINOSUPERIOR

MESA DE DIÁLOGO

TÍTULO
DO TRABALHO

EXPOSITORES

A CRISE DA LEGITIMIDADE DO PAPEL SOCIAL DA UNIVERSIDADE: NOTAS DE DIÁLOGO DO GRUPO DE ESTUDOS E LEITURAS DE PAULO FREIRE –GELPF Admário
Luiz de AlmeidaJanaina Santana da Costa
A FORMAÇÃO DO/A PROFESSOR/A E A QUESTÃO DA INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR À LUZ DE PAULO FREIRE Ana Claudia
Alexandre da SilvaErnani RibeiroTargélia de Souza Albuquerque

 

EIXO 7: FORMAÇÃO DOCENTE E ENSINO SUPERIOR

COMUNICAÇÃO ORAL

TÍTULO DO TRABALHO AUTOR(ES)
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E A CONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTES: DIALOGANDO COM ELABORAÇÕES FREIREANAS Ana Maria do Nascimento e
Elinalva Alves de Oliveira
DO DIÁLOGO SOCRÁTICO AO DIÁLOGO CRÍTICO: REFLEXÃO E AÇÃO COMO ATITUDE
DE CONSCIENTIZAÇÃO
André Luís C. de FreitasLuciane A. de Araújo
Freitas
FREIRE E MARX, OS CAMINHOS DA DIALÉTICA: AÇÃO E REFLEXÃO PARA TRANSFORMAÇÃO Luciane A. de Araújo FreitasAndré Luís C. de Freitas
REFLEXÃO DA PRÁXIS NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSOR Maria Aparecida Rosa de Andrade, Neusiana
Vieira Fernandes e Maria das Graças de Almeida Baptista
O DIÁRIO DE PESQUISA NA ARTICULAÇÃO DA UNIVERSIDADE COM A ESCOLA Ana Lúcia de Souza Freitas
MEMÓRIAS DE PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO DE EDUCADORES, DO CAMPO, EM FORMAÇÃO, NA INTERFACE COM A EDUCAÇÃO POPULAR Eula Regina Lima Nascimento
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA: UM ESTUDO SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) Francy Taíssa Nunes BarbosaSelma Maria Martins Clemente
FORMAÇÃO DO PROFESSOR: CONCEPÇÕES E DESAFIOS PARA A INCLUSÃO DE PESSOAS SURDAS Norma Abreu e Lima Maciel de Lemos Vasconcelos
FORMAÇÃO CONTINUADA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES QUALIDADE DO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO PROEJA Maria Maués Gomes
OFICINA DE CIRCO: UM LOCUS DE REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO/A PEDAGOGO/A À LUZ DE PAULO FREIRE Ibrantina Guedes de Carvalho LopesTargelia de Souza AlbuquerqueMaria Edjane Paixão
O ENSINO DA FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E UMA PROVÁVEL ATUAÇÃO DOS PROFESSORES COMO
INTELECTUAIS TRANSFORMADORES: POR UMA FORMAÇÃO PAUTADA NA AÇÃO COMUNICATIVA HABERMASIANA E NA AÇÃO DIALÓGICA FREIREANA
Maria Amélia Monteiro
RODAS DE FORMAÇÃO NUMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: TEMPOS E ESPAÇOS QUE REINVENTAM OS CÍRCULOS DE CULTURA Cleiva Aguiar de LimaPatrícia Anselmo Zanotta
A FORMAÇÃO PERMANENTE DE EDUCADORES NA PERSPECTIVA FREIREANA: UMA ANÁLISE DA POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE
PROFESSORES E A FORMAÇÃO PERMANENTE DE EDUCADORES NO MUNÍCIPIO DE JOÃO PESSOA.
Taíssa Santos de LimaRita de Cassia Cavalcanti
Porto
NARRATIVA CINEMATOGRÁFICA NA FORMAÇÃ DOCENTE: UM CAMINHO DIDÁTICO-METODOLÓGICO NO ENSINO SUPERIOR Alexandre Huady Torres GuimarãesNickolas Marques de AndradeValéria Bussola Martins
FORMAÇÃO PERMANENTE: INSTRUMENTO PARA AUTONOMIA DOCENTE. Ângela Ninfa Mendes de Andrade CabralLuiz Gomes da Silva Filho
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS NO CURSO DE PEDAGOGIA Maria Cândida Sérgio
INTERDISCIPLINARIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES Lucília da Silva MatosMaria da Conceição dos Santos Costa
ENTRELAÇANDO OLHARES: QUANDO O GEPEM/UFRN E O LEFREIRE/UERN SE ENCONTRAM EM PAULO FREIRE Hostina
Mª Ferreira do NascimentoMarta Mª Castanho Almeida Pernambuco
MEMÓRIAS DE PROFESSORAS IDENTIDADE E AUTORIAS NA FORMAÇÃO DOCENTE: DIÁLOGOS COM PAULO FREIRE Maria Betânia do Nascimento Cantalice

 

EIXO 8: RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE

COMUNICAÇÃO ORAL

TÍTULO DO TRABALHO

AUTOR(ES)

ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA UM GRUPO DE ADOLESCENTES DO RECIFE Karenina Elice Guimarães
Carvalho
GÊNERO E SEXUALIDADE: (PRÉ) CONCEITOS NO ENSINO SUPERIOR Rodrigo Cirino MendesDébora Michele Sales de LimaAnita Leocádia Pereira dos Santos
AS MÃES E AS GRÁVIDAS ESTUDANTES NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS/CCA/UFPB Débora Michele Sales de LimaRodrigo Cirino MendesAnita Leocádia Pereira dos Santos
PEDAGOGIA DA DIFERENÇA E AS POLÍTICAS CURRICULARES PARA AS RELAÇÕES DE GÊNERO E DE
SEXUALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL
Maria do Carmo Gonçalo Santos
EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DA LIBERDADE PARA LÉSBICAS, GAYS, BISSEXUAIS, TRAVESTIS E
TRANSEXUAIS: SABERES, VIVÊNCIAS E (RE)LEITURAS EM PAULO FREIRE
Cleyton FeitosaAllene Lage
CONFORTO E CONFRONTO Maridinágema Gurgel Praxedes

 

EIXO 9: RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

MESA DE DIÁLOGO

TÍTULO DO TRABALHO

EXPOSITORES

A DENÚNCIA DO RACISMO NA NOSSA SOCIEDADE E O ANÚNCIO DE PRÁTICAS DE RESISTÊNCIA QUE ALMEJAM A SUPERAÇÃO DA DENÚNCIA Josiane Beloni da CruzKátia Aparecida Poluca ProençaNeiva Afonso Oliveira

 

 

EIXO 9: RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

COMUNICAÇÃO ORAL

TÍTULO DO TRABALHO

AUTOR(ES)

AFRODESCENDENTES E A LUTA POR SER MAIS ATRAVÉS DOS ESTUDOS DE PÓS-GRADUAÇÃO Auxiliadora Maria Martins da Silva
EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS “COMO PRÁTICA DA LIBERDADE”: POSSIBILIDADES DE DECOLONIZAÇÃO DOS CURRÍCULOS ESCOLARES Michele Guerreiro Ferreira

Janssen Felipe da Silva

POR ENTRE TRAMAS CONCEITUAIS: A EDUCAÇÃO INDÍGENA SOB A PERSPECTIVA FREIREANA Gisllayne
Cristina de Araújo Brandão
A TELENOVELA COMO AGENTE SOCIALIZADOR: SUA INTERFERÊNCIA NAS RELAÇÕES RACIAIS DE CRIANÇAS NO CENÁRIO ESCOLAR PÚBLICO E
PRIVADO
Emanuele Cristina Santos do NascimentoWaneska Andressa Viana de Oliveira

EDUCAÇÃO E AÇÕES AFIRMATIVAS: PRÁTICA EDUCATIVA NA RESSIGNIFICAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES ETNICORRACIAIS ATRAVÉS DA PRÁXIS
PEDAGÓGICA NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS.

Julyanna de Oliveira BezerraWênia Lira Colaco
AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR EM AUDIOVISUAL Michely Peres de
Andrade
AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO(A): UM CURRÍCULO DECOLONIZADO PARA UMA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL Cláudia Simone Almeida de Oliveira

 

 

EIXO 10: CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA

MESA DE DIÁLOGO

TÍTULO
DO TRABALHO

EXPOSITORES

DIÁLOGO ENTRE SUPERVISORA E ACADÊMICA: UM ENTRELAÇAMENTO DE SABERES ATRAVÉS DA EXPERIÊNCIA NO PIBID Marilena Iara DiasPaula Braga Medeiros
CÁTEDRAS COMO ESPAÇOS DE FORMAÇÃO, PRODUÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO José Batista NetoAna Maria SaulEliete Santiago
CURRÍCULO,
LINGUAGEM E DOCÊNCIA: APONTAMENTOS DO PENSAMENTO FREIRIANO E BAKHTINIANO
Benedito Gonçalves EugênioEster Maria de Figueiredo SouzaJosé Jackson Reis dos Santos

 

 

EIXO 10: CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA

COMUNICAÇÃO ORAL

TÍTULO DO TRABALHO

AUTOR(ES)

AVALIAÇÃO POR PORTFÓLIO: UMA ABORDAGEM FREIREANA Rosineide Costa Falcão
O CONCEITO DE AMOROSIDADE EM FREIRE E A RECUPERAÇÃO DO SENTIDO DE EDUCAR Lizandra Andrade NascimentoGilmar AzevedoGomercindo Ghiggi
POR QUE PAULO FREIRE TORNOU-SE UM AUTOR INTERNACIONAL DE CURRÍCULO? Maria Ines Marcondes
A PRESENÇA DE PAULO FREIRE NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DA ESCOLA CABANA NO PERÍODO DE 1997 A 2004. Ivanilde Apoluceno
de OliveiraAna D’Arc M.
de AzevedoTânia Regina Lobato dos Santos
A EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DE LIBERDADE À LUZ DOS ATOS DE CURRÍCULO MULTIRREFERENCIAIS: DIALOGANDO COM PAULO FREIRE Nubia Oliveira da Silva
A FORMAÇÃO DO ALFABETIZADOR POPULAR NO PROGRAMA SALVADOR CIDADE DAS LETRAS
NUMA PERSPECTIVA DE UMA COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM
Anuska Andreia de Souza
Silva
CARAVANA DAS BOAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: DESVELANDO E SOCIALIZANDO
PRÁTICAS CURRICULARES EMANCIPATÓRIAS
Sofia Cavedon NunesMaria José Vasconcelos
CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFEESORES NA PERSPECTIVA DE PAULO FREIRE E DE RUDOLF STEINER UM DIALÓGO POSSIVEL Ana Carolina Novaes
Araujo
AUTONOMIA CURRICULAR NA CONSTRUÇÃO DO PROJETO DA ESCOLA: UMA PRÁTICA DE LIBERDADE? Ângela Cristina Alves albino
CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA FREIREANA À RODA DE CONVERSA SOBRE TEXTOS
LITERÁRIOS
Ana Raquel da Rocha Bezerra
CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFEESORES NA PERSPECTIVA DE PAULO FREIRE E DE RUDOLF STEINER: UM DIALÓGO POSSIVEL Ana Carolina Novaes de Araujo
PARNAMIRIM INTERDISCIPLINAR: A EXPERIÊNCIA DE 40 HORAS DE FORMAÇÃO NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES E COORDENADORES Maria Cilene de Menezes Silva
PAULO FREIRE E HENRY GIROUX: DIÁLOGOS SOBRE O CURRÍCULO PARA A EMANCIPAÇÃO Sandra Dias Miranda Soares
HUMANIZAÇÃO E LINGUAGEM: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO LIBERTADORA, A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE. Edson Fasano
COMO TRABALHAR CRITICAMENTE OS TRÊS EIXOS LINGUÍSTICOS POR MEIO DO GÊNERO TEXTUAL TIRINHA NO ENSINO FUNDAMENTAL Cristiane Lucia da Silva
LEITURA, PRODUÇÃO DE TEXTO E ANÁLISE LINGUÍSTICA NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: COMO TRABALHÁ-LOS NO ENSINO FUNDAMENTAL POR
MEIO DO GÊNERO TEXTUAL POEMA
Cristiane Lucia da Silva
LUDICIDADE DIALÓGICA NO ENSINO DE HISTÓRIA Yvonne Costa Carvalho de Araujo Lima
PAULO FREIRE E A CARTOGRAFIA TÁTIL: SUBSIDIOS PARA A FORMAÇÃO PERMANENTE DE EDUCADORES INCLUSIVOS Rosa Elena NoalSandro de Castro Pitano
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO (PROUCA): FORMAÇÃO DOCENTE, APROPRIAÇÃO
SOCIOTÉCNICA E CONSTITUIÇÃO DE SABERES
Akynara AglaéR. S. da S. BurlamaquiMaria das Graças P. Coelho de Sousa
VIVENCIANDO O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: O ENSINO DE SOCIOLOGIA NUMA PERSPECTIVA DIALÓGICA Renato Correia Ramalho
O OLHAR DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA QUE ATUAM NA EJA SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA OFERECIDA PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO AMAPÁ: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES Romualdo Tavares de OliveiraElenilda Rodrigues  da Rocha
PAISAGENS DA EJA EM SAPÉ/PB: A DESCONTEXTUALIZAÇÃO SOCIAL DO CURRÍCULO NO CHÃO DA ESCOLA DO CAMPO Rosalinda Falcão
Soares
COMPLEXO TEMÁTICO: UMA ABORDAGEM DE FREIRE E PISTRAK NA FORMAÇÃO EM REDE DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EM
BRAGANÇA-PARÁ
Rogerio Andrade MacielMarcos Renan Freitas de OliveiraTatiana de Sousa Silva
A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO DA EAD NA PERSPECTIVA DE APRENDIZAGEM
FREIREANA
Maria Dalvaci Bento
UMA JORNADA PELO ANÚNCIO ATRAVÉS DA DENÚNCIA: CONTEXTUALIZAÇÃO
DAS FALAS SIGNIFICATIVAS EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE PARNAMIRIM-RN
Ariane Rochelle Mendonça
AS REDES ASSOCIACIONISTAS E SUA FUNÇÃO NA FORMAÇÃO CIDADÃ:
DO INSTRUMENTALISMO PEDAGÓGICO A VALORIZAÇÃO
DO SUJEITO APRENDENTE
Leywison Arthur CarvalhoJaqueline Barbosa Silva
A FORMAÇÃO INICIAL PARA ALFABETIZADORES DO PROGRAMA RN-ALFABETIZADO: GÊNESES
DO MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO DO INSTITUTO KENNEDY
Antonia Zélia de Assis Dantas
FUNDAMENTOS DO CURRÍCULO CRÍTICO-LIBERTADOR DE PAULO FREIRE: PRINCÍPIOS
ANTROPOLÓGICOS, POLÍTICOS, ÉTICOS E EPISTEMOLÓGICOS
Valter Martins Giovedi
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO DO CURSO TÉCNICO DE MECÂNICA DO IFES/CAMPUS VITÓRIA Mariluza Sartori Deorce
O CURRÍCULO EM CICLOS DE APRENDIZAGEM: PRESSUPOSTOS FREIREANOS NO COTIDIANO DA ESCOLA PÚBLICA. Denise Regina da Costa Aguiar
MUDAR É DIFÍCIL MAS É POSSÍVEL E URGENTE: CONSTRUINDO UMA PRÁTICA DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE EJA Alexandre Saul
O DIREITO À EDUCAÇÃO E AS IMPLICAÇÕES DO CURRÍCULO CRÍTICO LIBERTADOR. Adriana Pereira da Silva
POR UMA EDUCAÇÃO SIGNIFICATIVA PROJETO VI-VENDO VÁRZEA Adelaide JóiaLigia Wild
CONTRADIÇÃO SOCIAL E EDUCAÇÃO INFANTIL: OS ENTRAVES PARA A “HUMANIZAÇÃO FREIREANA” A PARTIR DA PRIMEIRA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA Lucicléia Miranda da Silva
A CONTRIBUIÇÃO DA CONSCIENTIZAÇÃO FREIREANA PARA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA Ruth Barbosa de Araújo RibeiroRicardo Figueiredo Lucena
POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DO/DA PEDAGOGO/A: A CONTRIBUIÇÃO DE PAULO FREIRE PARA FORMAÇÃO PERMANENTE Núbia Gomes dos SantosDaíze Nunes da SilvaRita de Cassia Porto
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E INTERCULTURALIDADE: CONCEITOS E DESAFIOS Elizama Pereira Messias
UM ESTUDO SOBRE CURRÍCULO E A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DA CIDADE DO RECIFE Fernanda da Costa Guimarães Carvalho
PRÁTICAS DE ENSINO NO CURSO TÉCNICO MÉDIO INTEGRADO DE ELETRÔNICA NO IFPE Gildete Rodrigues Santos
Aurino Lima Ferreira
Universidade Federal de Pernambuco UFPE - Pró-reitoria de Extensão - PROEXT Brasil - País rico é país sem probeza Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
Universidade de Pernambuco - UPE Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Pernambuco - IFPE Faculdade de Ciências Humans de Olinda - FACHO Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP
Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru  - FAFICA Faculdade Santa Catarina União dos Conselhos Municipais de Educação
União de Instituições para o Desenvolvimento Educacional, Religioso e Cultural- UNIDERC Serviço Nacional da Indústria - SESI Prefeitura Municipal de Recife Secretaria de Educação - Governo de Pernambuco
Prefeitura Municipal de Caruaru Prefeitura Municipal de Olinda Fórum Estadual de Educação de Jovens e Adultos - Pernambuco unesco
Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes catedra-paulofreire-ufpe Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco
logoFD fidelize eventos wendel barman
chopperia arriégua pizzaria pai de égua